Arte & Literatura

 
 

 

Gilberto Gil e Maria Bethânia em Montreux: colorido brasileiro empolga

[por Armel Habluetzel, Montreux]

Qual o país do mundo, a não ser o Brasil, pode se vangloriar por ter um verdadeiro artista como ministro da cultura? Provavelmente nenhum! Porém, outros países, deveriam seguir tal exemplo, então, iriam ganhar em credibilidade…

Vestidos completamente de branco, subiram juntos ao palco do auditório Strawinski, em Montreux, Gilberto Gil e Maria Bethânia. A sala estava completamente lotada, a platéia, essencialmente formada por um público brasileiro.

O show inicia com a vibrante "Fé cega, Faca Amolada" e, ao entoarem essa primeira música, espontaneamente, um coro ecoa vibrante no auditório. Depois é a vez dos pares dançarem, aos embalos de "Filhos de Gandy"., também compartilhado com grande emoção pela platéia. Seguiu-se então uma homenagem a Bob Marley, com "Is this Love".

A seguir, Bethânia deixa o palco, e Gil interpreta solo algumas de suas canções mais conhecidas, arracando aplausos efusiantes do público. Após, o contrário: é Gil que abandona a cena e deixa Bethânia, acompanhada por nove músicos, apresentar a sua bagagem musical canarinha.

Em um francês "perfeito" Gil lembra, emocionado, que esteve em Montreux pela primeira vez há 25 anos, e que esta é a sétima vez que se apresenta no festival. Também em entrevista para a televisão suíça SF1 o compositor-ministro afirma que a importância de Montreux é grande para a música brasileira, pois funciona como uma "vitrine" da produção nacional.

Nem tão apolítica foi a prensença brasileira em Montreux, Gil e Bethânia dedicaram juntos uma canção contra a intolerância religiosa e prestaram juntos uma homenagem à Mãe Menininha do Ganduá, grande figura da religião africana no Brasil.
Depois de duas horas de show, Gil et Bethânia retiram-se de cena, deixam para trás um concerto colorido, o qual não poderá certamente ser facilmente esquecido .

Pois este, dentro do meu conhecimento, é a primeira vez que um ministro se apresenta em Montreux.

Obrigado, senhor ministro

SITE:
http://www.montreuxjazz.com/